No último dia 28/09, Prof. Almir Junior orientador do GERE realizou a oficina: Aprendizagem Criativa – Integrando Scratch e Arduino para os participantes da 1ª Conferência Brasileira de Aprendizagem Criativa que foi realizada na cidade de Curitiba.

A Conferência foi ponto de encontro de gestores, educadores, pesquisadores, empreendedores e desenvolvedores interessados na adoção da aprendizagem criativa em escolas e espaços de educação não formal de todo Brasil.

Dentre outros tópicos, o evento abordou temas como a aprendizagem criativa na sala de aula, uso criativo do Scratch, práticas mão na massa, universidades criativas, inclusão, avaliação e documentação de projetos.

A Conferência contou com palestrantes convidados, mesas redondas, apresentações relâmpago, oficinas, mostra interativa e reuniões da Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa.

Foram apresentados trabalhos indo das ciências humanas às exatas, discutindo atividades educacionais bem diversas tais como a culinária, fotografia, artes, programação, marcenaria, robótica, agricultura, ou qualquer outra que torne o aprendizado mais mão na massa, colaborativo e relevante para os alunos.

Ainda, dentro da programação da Conferência Brasileira de Aprendizagem Criativa, na mesma data e mesmo local, aconteceram o 2º Festival de Invenção e Criatividade – FIC/PR e o 3º Encontro de Tecnologias Educacionais.