Atividades Realizadas no Telecentro- Clube de Robótica

A  Escola Municipal Ana Mota Braga no ano de 2018, recebe por mais um ano o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) que conta com alunos da Universidade do Estado do Amazonas do curso do Licenciatura em Computação. Tendo a escola o Telecentro inaugurado no dia 22 de maio de 2012, com a atual coordenação da professora Janemar Hounsell (matutino e noturno) e professor Thiago Moreira. O telecentro atende diversos projetos sendo um deles  o Clube de Robótica sob supervisão do professor Thiago Moreira, com participação de crianças de 12 anos.

O Clube de Robótica conta com a participação de alunos do 6ª ano do Ensino Fundamental, os mesmos fazem atividades desde o montagem de robôs quanto sua programação em arduino. Como apoio a habilidade de programação dos alunos envolvidos no projeto, os pibidianos (como são chamados os alunos da UEA envolvidos no Pibid) iniciaram as atividades com o auxilio do software Scratch. O Scratch é uma linguagem de programação intuitiva visual tendo como os comandos em forma de blocos facilitando a assimilação e simulação, que são habilidades fundamentais para a programação. Além de atividades feitas no telecentro, os alunos representam a escola em eventos e competições o que motiva as crianças a buscarem uma forma de obter novos conhecimentos que, de fato proporciona uma nova visão do mundo para a criança.

Essa interação que os alunos da escola tem nessa idade permite que os mesmos consigam habilidades fundamentais para a era digital como citam Henry Jenkins, Jeannette M. Wing e, claro Seymour Papert anos atrás.