No dia 24/04, o professor Almir realizou uma palestra sobre os desafios e as possibilidades para a implementação da BNCC Computação, voltada para professores da SEDUC-AM.
A convite do Centro de Formação Profissional Pe. José Anchieta (CEPAN), o professor Almir Junior realizou uma palestra destacando as principais características das políticas nacionais que consolidam a Computação como uma ciência básica, a ser ensinada desde a Educação Infantil até o Ensino Médio.
Essa atividade foi direcionada a um grupo de professores do centro, que estão elaborando a proposta curricular de Computação para ser inserida de maneira transversal no contexto das escolas de educação básica do estado do Amazonas.
Nesse sentido, o professor Almir compartilhou alguns dados que vem reunindo ao longo do seu processo de doutoramento, com o objetivo de auxiliar os professores na construção de caminhos para consolidar os direcionamentos da proposta curricular de Computação nas escolas do estado do Amazonas.
Sobre os desafios, foram pontuados os seguintes aspectos:
- Necessidade de investir na infraestrutura das escolas para a prática da Computação;
- Carência de materiais didáticos sobre Computação voltados para o contexto da educação básica;
- Necessidade de investir na formação inicial e continuada de professores.
Em relação às possibilidades, foram apresentadas algumas sugestões de materiais didáticos gratuitos, com ênfase em atividades desplugadas, considerando que a maior parte das escolas do Brasil e do estado ainda não dispõe de laboratórios de informática nem de acesso à internet com finalidade pedagógica.









