Robótica Educacional

O relato descrito nesta página, é resultado das atividades que foram desenvolvidas nas disciplinas (Ensino e Tics/ Aplicação de TICs)  do Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico do Instituto Federal do Amazonas. Os dados com os resultados deste projeto, foram publicados no cap. 5 do livro: Ensino e aprendizagem com tecnologia: experiências práticas em sala de aula. ISBN 978-85-444-1127-8. O livro pode ser adquirido através deste link.

“Uma capacitação para Licenciados em Informática para condução de projetos integrados ao currículo da educação básica”

Objetivo Geral: Propor estratégias de ensino que utilizem a Aprendizagem Baseada em Projetos para o ensino e aprendizagem de conceitos da física por meio da robótica educacional.

Público-Alvo: Alunos cursando a partir do 5º período do curso de Licenciatura em Informática/Computação.
Horário: 18hrs as 21hrs
Local: Escola Superior de Tecnologia – EST/UEA
Sala: A16
Ano: 2015

Obs. Ao final da capacitação os alunos receberam certificado de participação de 15 horas.


A capacitação será conduzida pelos mestrandos do Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico do Instituto Federal do Amazonas e professores da Universidade do Estado do Amazonas:


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Prof. Almir de Oliveira Costa Junior
Email: adjunior@uea.edu.br

 

 

 

 

 

DSC_0064 Prof. Alexandre Oliveira
Email: alexandre.oliveira759@gmail.com

 

 

 

 

 

DSC_0068Prof.Juan Gabriel de Albuquerque Ramos
Email: juan.gabriel@ifam.edu.br

 

 

 

 

 


Conteúdo Programático e Material de apoio – Capacitação

Atividades Data Responsável
Apresentação do projeto; situação problema; robótica educacional; movimento maker; STEM; definição das equipes; elaboração da proposta de solução; apresentar conceitos físicos evidentes;

Questionário – Diagnóstico

Apresentação do Projeto

Robótica Educacional, Movimento Maker, STEM e ABP

Geração de Energia

A contextualização do problema

Roteiro de Aprendizagem 01 – Conceitos físicos

21/09 Almir, Alexandre e Juan
Demonstrar a utilização das funções básicas do Arduino e Scratch: sensores, IDE, interfaces, blocos de programação e interface de interação com o arduino.

S4A – Scratch for Arduino

Imagens – Exemplos

Aula 02 – Scratch e Arduino

Roteiro de Aprendizagem 02 – Scratch E arduino

Caracteristicas do Problema

22/09 Juan, Almir
Construção da solução para o problema: Maquete

Roteiro de Aprendizagem 03 – Construção da maquete

23/09 Almir, Alexandre e Juan
Construção da solução para o problema (Continuação): Integração da animação/programação Scratch;

Roteiro de Aprendizagem 04 – Integração da Animação com a Maquete

24/09 Almir, Alexandre e Juan
Apresentação do projeto final: Integração dos 4 projetos para solução do problema.

Questionário – Encerramento

25/09 Almir, Alexandre e Juan
Para realizar sua inscrição clique aqui. (Encerradas em: 18/09/2015)

 

Lista de Selecionados

Elizabeth Selly Castro Rabelo
Eveline Cristine Tapajos Justo De Oliveira
Fernanda Souza Da Silva
Frank Peres Napolis
Hilton Paulo Gama Ferreira
Igor Fabiano Monteiro Meirelles Viana
Juliana Fernandes Martins
Karolayne Batista Teixeira
Leonor Joana Ramos Oliveira
Lucimara
Marcos Aurelio De Andrade Bezerra
Mauro Leandro Souza Da Silva
Rubson Cardoso Mota
Sloan Pereira Do Nascimento
Valquiria Gomes Coelho
Verônica Reis Ferreira

 

Fotos da capacitação

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