Palestra: Competências e Inovações Tecnológicas – requisitos atuais para o educador
Objetivo: Nesta palestra, fui convidado a realizar discussões sobre as Competências e Inovações Tecnológicas: requisitos atuais para o educador, Fluência em dispositivos móveis, Cultura Digital, Cibersegurança. Esta atividade fez parte da Programação de Formação continuada para professores do CEMEAM (2018-01), que abordou a temática “Tecnologias Ativas de Ensino e Aprendizagem: Produção, Mediações e Contextos de Aplicação”, propiciando momentos de reflexões críticas.
Slides: Indisponível
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Palestra: Tecnologias Digitais na Educação
Objetivo: Nesta palestra, fui convidado a realizar discussões sobre as “Tecnologias Digitais Aplicadas à Educação”, com transmissão ao vivo em um dos estúdios do Centro de Mídias de Educação do Amazonas (CEMEAM). A atividade fez parte da Programação da Jornada Pedagógica-2018 do CEMEAM, que teve como tema “Tecnologias Ativas de Ensino e Aprendizagem: Produção, Mediações e Contextos de Aplicação”, propiciando momentos de reflexões críticas através de discussões orais coletivas, integrando por meio da interatividade a participação dos 62 (sessenta e dois) municípios amazonenses.
Slides: Tecnologias Digitais na Educação
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Oficina: Fundamentos do CMS WordPress
Objetivo: Nesta oficina, apresento as principais características e funcionalidades do gerenciador de conteúdo WordPress por meio de atividades práticas utilizando um servidor web local, banco de dados e os scripts do gerenciador de conteúdo. A oficina é destinada a pessoas que desejam criar um site dinâmico sem a necessidade de conhecimentos avançados em uma linguagem de programação. O propósito da oficina é implementar toda a teoria através de uma atividade prática de construção de um site por meio do conceito de páginas, posts, menus personalizados, templates, etc.
Slides: Indisponível
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Oficina: Stop Motion – Aplicações no Ensino
Objetivo: Nesta oficina. apresento alguns processos de construção narrativa e técnica de animação Stop Motion para a utilização em processos de ensino e aprendizagem. A oficina é destinada a profissionais da educação que queiram trabalhar com a técnica em disciplinas curriculares.O propósito da oficina é implementar toda a teoria através de uma atividade prática de construção de uma animação usando materiais acessíveis.
Slides: Stop Motion – aplicações no ensino
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Oficina: Robótica Educacional – Integrando o Scratch e Arduino
Objetivo: Nesta oficina, apresento os principais fundamentos sobre a robótica educacional por meio de fatos teóricos e práticos para sua devida concretização em sala de aula. Além disso, a oficina tem por objetivo apresentar os recursos básicos de integração da plataforma de prototipagem Arduino com o ambiente de programação Scratch. Por meio de atividades práticas, ao final desta oficina, os participantes já são capazes de criar protótipos robóticos que utilizem, LEDs, Sensores, Shilds e Motores DC e Servos de forma integrada com animações produzidas no Scratch.
Slides: Indisponível.
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Oficina: Scratch – Fundamentos Básicos
Objetivo: Nesta oficina, apresento os principais recursos e ferramentas disponíveis no ambiente de programação Scratch por meio da construção de atividades práticas. Nesta oficina, os participantes aprendem a utilizar os conceitos de variáveis, estruturas de repetição, funções e procedimentos. Por meio das atividades desenvolvidas nesta oficina, ao final, os alunos já são capazes de criar jogos, animações básicas que utilizam interações por meio do mouse ou teclado.
Slides: Indisponível.
Fotos: Em construção.