Robótica e Pensamento Computacional: Por que devo utilizar no processo de ensino e aprendizagem da Física?

No dia 27 de abril, Prof. Almir Jr. realizou uma palestra para acadêmicos de Licenciatura em Física do Instituto Federal do Amazonas (IFAM).

A convite da profa. Me. Elize Carvalho, titular da disciplina “Metodologia do Ensino de Física” no Instituto Federal do Amazonas (IFAM/CMC), Prof. Almir realizou uma palestra onde foram apresentados os principais fundamentos da Robótica Educacional (RE) e do Pensamento Computacional (PC).

Por meio de uma atividade dialogada, os alunos de Licenciatura em Física (5º período) puderam trocar ideias com o palestrante, de que como a RE e o PC poderiam contribuir para o desenvolvimento de habilidades e competências da Física na Educação Básica.

Sobre a proposta da atividade, Profa. Elize afirma que: “Ela surgiu de uma avaliação desta mesma disciplina com a turma do ano passado. Conversamos e entre as sugestões estava a vontade dos alunos em conhecer e ouvir profissionais que atuam com temáticas atuais, para que pudessem contemplar as metodologias, de fato, sendo aplicadas“.

Nesse sentido, Prof. Almir apresentou os principais fundamentos da robótica e como ela estaria diretamente relacionada a conceitos amplamente estudados e discutidos dentro da Física. Além disso, foram apresentadas as principais diretrizes nacionais curriculares, no que diz respeito as Normas Sobre Computação na Educação Básica, e como elas deveriam orientar o processo formativo dos futuros professores em nosso país, principalmente, para fomentar o uso da robótica e do PC na resolução de problemas.

Por fim, foram apresentados alguns exemplos de pesquisas e produtos educacionais, que ilustravam a utilização da RE e do PC para auxiliar no desenvolvimento de habilidades e competências da Física em processos de ensino e aprendizagem na Educação Básica.