Centro de Formação Padre José Anchieta – CEPAN realiza a I Jornada de Formadores (11 a 15/03). O objetivo deste encontro é  proporcionar aos formadores momentos de reflexão sobre o processo teórico-metodológico utilizado nas formações a fim de subsidiar as ações planejadas pelo CEPAN.

Neste sentido, fui convidado para participar deste momento de reflexão crítica sobre a prática pedagógica do professor formador no dia 12/03  com uma palestra sobre o tema “Metodologias ativas e o processo ensino aprendizagem”, com o objetivo de ampliar o entendimento dos professores formadores para que possam utilizar novas metodologias nas atividades formativas.

Sabemos que as  tendências educacionais para o Século XXI exigem do professor o desenvolvimento de múltiplas habilidades e por isso é importante considerar  que as metodologias ativas de ensino podem impactar de forma positiva na prática pedagógica dos professores. Considerando isto, os professores formadores deste centro precisam construir formas reais e virtuais de relacionamento com os alunos (servidores docentes e não docentes) para motivá-los.

Neste sentido, a palestra teve como enfoque principal os conceitos de ensino híbrido, sala de aula invertida, aprendizagem colaborativa e temas como a importância da articulação de conhecimentos tecnológicos e pedagógicos que concretizem a presença da cultura digital na formação dos docentes da SEDUC/AM.