A coletânea de HQs intitulada Computação em Quadrinhos é resultado do trabalho desenvolvido por 14 acadêmicos do curso de Licenciatura em Computação da Escola Superior de Tecnologia da Universidade do Estado do Amazonas, que participam do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID da CAPES.

Tal iniciativa foi proposta como alternativa para suprir a ausência de atividades presenciais nas escolas de Educação Básica, envolvidas no subprojeto informática/computação, em virtude das restrições sanitárias ocasionadas pela pandemia do COVID-19.

Diante desse contexto, corroborando com a necessidade de dar um maior sentido ao ensino da computação na Educação Básica do Brasil e proporcionar alternativas didático-tecnológicas para melhorar o desempenho dos estudantes nas diversas áreas de conhecimento, a coletânea Computação em Quadrinhos se apresenta como material didático para que professores possam trabalhar por meio de histórias em quadrinhos, temas relacionados a computação e que se interligam de maneira interdisciplinar com as diversas habilidades e competências enfatizadas pela BNCC.

De maneira geral esta coletânea não se apresenta como uma iniciativa inédita e exclusiva, tendo em vista que outros projetos, como o “Popularização da Ciência da Computação”, coordenado pela Profa. Maria Nunes da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e que tem a chancela da Sociedade Brasileira de Computação – SBC, já desenvolvem ações dessa natureza há algum tempo.

Contudo, acreditamos que a excepcionalidade do contexto onde as HQs desta coletânea foram desenvolvidas, a utilização de recursos e ferramentas digitais gratuitas, como o caso do aplicativo Bitmoji, e a estratégia metodológica adotada na construção das HQs, podem subsidiar outras iniciativas desta natureza em outros contextos educacionais (Artigo sobre o processo de construção das HQs). Assim, professores das diversas áreas de conhecimento podem se apropriar desta coletânea, para além do seu consumo como leitura, mas também como forma de replicar esta experiência em suas áreas de conhecimento de domínio.

Por fim, nesta coletânea você poderá encontrar 14 histórias em quadrinhos, levando em consideração os níveis de Ensino Fundamental (I e II) e envolvendo diferentes objetos de conhecimento da computação, que são enfatizados pelas Diretrizes para o Ensino de Computação na Educação Básica propostas pela Sociedade Brasileira da Computação – SBC. Nesse sentido, as HQs abordam como temas centrais os conceitos de: Algoritmos, Hardware e Software, Tecnologia digital, economia e sociedade, Interface, Direitos autorais de dados on-line, Arquitetura básica de computadores, Proteção da informação em jogos on-line, Mídias digitais, Sistema Operacional, Redes sociais e segurança da informação, Impacto da tecnologia digital no dia a dia e tecnologia digital e sociedade, Automatização, Armazenamento de dados, Internet, Cyberbullying.

Desejamos que as HQs desta coletânea possam inspirar professores a replicar esta experiência e que os alunos possam se aproximar de temas da computação e quem sabe seguir por uma carreira profissional nesta área. 

Link de acesso a coletânea: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br/handle/riuea/3755